sábado, 24 de dezembro de 2011

Começa hoje a NBA!!!

Não era pra ser um presente, mas a realização da temporada 2011/2012 da National Basketball Association (NBA) pode considerar-se um ganho para os fãs da Liga após as negociações furadas que quase impossibilitaram a edição do campeonato que começa hoje, Natal. A temporada mais curta de 66 jogos por time ao invés dos tradicionais 82 jogos, resultará na quebra do costume de que um time visite todos os outros 29 adversários. Esse foi o jeito encontrado de realizar o campeonato, então seguimos assim.

Mercado movimentado e muitos times entram e saem dos holofotes com estas mudanças, portanto veremos aqui quem chega como favoritos na liga.

OESTE
Vamos começar pelo lado do atual campeão, o Dallas.
Esta é uma conferência muito equilibrada, houve muitas mudanças nas equipes, o que deixou ainda mais imprevisível o resultado desta conferência.

1 -Dallas Mavericks:
Perdeu Tyson Chandler , um dos poucos pivôs de ofício da Liga e peça chave na final contra o Heat, que foi para os Knicks. Perdeu também Caron Butler para o LA Clippers
Trouxe Lamar Odom, melhor sexto homem da Liga no último ano, e Vince Carter, que tem fama de amarelão, mas formou grande dupla com Jason Kidd na época de NJ Nets.
Como playoff se ganha no garrafão, considero que o atual campeão perdeu mais do que ganhou, pois Carter pouco acrescentou em Orlando e Phoenix e Odom é ótimo jogador, mas não tem a mesma presença defensiva de Chandler.

2 - LA Clippers
O primo pobre já não é tão pobre assim. Apesar de ter um técnico que não inspira confiança, a chegada de Chauncey Billups, Caron Butler e, principalmente, Chris Paul promete levar o time a outro patamar. Com o sensacional Blake Griffin e o explosivo DeAndre Jordan no garrafão, o time promete não só jogar bonito, mas ser competitivo. Os dois últimos são jovens, mas com a liderança de CB1 (Billups) e CP3 (Paul), os Clippers tem tudo para agradar os fãs de basquete.

3 - Oklahoma City Thunders
Kevin Durant é o exemplo de ídolo modesto. Tímido, seu maior marketing é o que desempenha dentro de quadra (parecido com o que faz Lionel Messi, apesar de Durant AINDA não ser o melhor). Junto com Russel Westbrook, outro baita jogador, e um elenco cada vez mais maduro, os Thunders ainda pecam no garrafão, pois contam com o explosivo (porém jovem) Ibaka e o apenas razoável Kendrick Perkins. Vejo o Thunders em ascensão comparando com a temporada passada, mas não vencendo a conferência Oeste.

4 - LA Lakers
O fato é que, mesmo envelhecido, Kobe e Gasol ainda formam uma excelente dupla, sem contar Andrew Bynum que, se manter a saúde de seus bichados joelhos, pode ser uma grande força.Sem o agora aposentado Phil Jackson no comando parece que será difícil, ainda mais quando se tem Mike Brown (o Cuca do basquete) em seu lugar. Com seu estilo "bobão" e com Kobe Bryant comandando o time em quadra, pode haver alguns conflitos internos, mas isso pode ser bom na correção de possíveis erros como os que Brown cometia em Cleveland na época de Lebron.

5 - San Antônio Spurs
Tudo bem, eles estão cada vez mais velhos, mas nisso a temporada menor vai ajudar. Sem contar que, com a saída de Phil Jackson, os texanos tem o técnico mais vencedor da Liga, Greg Popovic. Apesar da vaidade, Popovic sabe montar um time vencedor e, mesmo após cair diante da zebra Memphis Grizzlies temporada passada, pode surpreender os badalados times do oeste.

*Memphis Grizzlies continuará sua evolução nesse ano; o Portland Trail Blazers perdeu seu melhor jogador, Brandon Roy, que se aposentou com apenas 27 anos após uma série de contusões na sua carreira e com isso vão apenas figurar no Oeste; Minnesota Timberwolves vão surpreender com seus calouros e com o ótimo ala-pivô Kevin Love; o Denver Nuggets, de Nenê, vai brigar por uma vaga nos Playoffs, nada mais.


LESTE
A conferência está cada vez mais forte, equilibrou na "competição" com os times do Oeste - que há três anos eram os melhores - e agora já é a conferência mais forte.

1 - Miami Heat
Erik Spoelstra não é um primor de técnico (não sei porque, mas quando o vejo sempre lembro de Mark Sanches, quarterback do NY Jets) e o time não tem um super pivô, mas têm o trio mais forte da NBA: Wade, James e Bosh. O cara desse time ainda é Wade, isso se mostrou na derrota para os Mavericks na final da temporada passada em que Lebron James se escondeu do jogo (em outro post falaremos mais sobre o assunto), mas o entrosamento do time e uma regularidade maior de James e Bosh, trará os títulos que a franquia almejou com a contratação de ambos. Shanie Battier é a grande contratação desse time, que ganhará muito defensivamente com o jogador.

2 - Boston Celtics
Sim, eu aposto nos velhinhos. A temporada mais curta vai favorecer esse que, para mim, é a última cartada do trio. As contratações feitas foram fracas (destaque apenas para o francês Mickael Pietrus, ótimo marcador), mas o talento do quarteto Rondo, Allen, Pierce e Garnett é indiscutível, mesmo com os últimos três em fim de carreira. O time conta com o bom Doc Rivers no comando e uma defesa sempre forte, mesmo com a ida do ex-coordenador defensivo, Tom Thibodeau, para o Chicago. É a última chance dessa geração dos Celtics conquistar algo, vamos ver.

3 - Chicago Bulls
Na NBA, uma forte defesa dá mais título do que um ótimo ataque, por isso os Bulls do técnico Tom Thibodeau têm tudo para repetir o sucesso da última temporada que coroou Derrick Rose o MVP da temporada 2010/11. O armador é o grande destaque deste time que também possui três importantes peças no garrafão (Carlos Boozer, Joakim Noah e Taj Gibson) e conta agora com Rip Hamilton, campeão com o Detroit Pistons em 2004. O quinteto inicial (Rose, Hamilton, Deng, Boozer e Noah) é bom no papel e é melhor ainda na aplicação defensiva comandada por Thibodeau. No atual cenário do Oeste, o que falta para o time é mais um cluthc player para dividir com o jovem Rose a responsabilidade nos momentos decisivos.


4 - NY Knicks
O técnico Mike D'antoni, conhecido pelo forte jogo de transição em seus times, vai ter que mudar suas convicções se quiser chegar a algum lugar com os Knicks. O diretor Spike Lee, ilustre torcedor do time, terá mais motivos para comemorar nesse ano com a chegada de Tyson Chandler que reforçará muito o garrafão. Com Carmelo Anthony, Amar'e Stoudemire e Chandler, o time ficará muito forte no jogo de meia quadra, mas a armação ficará por conta de Mike Bibby e Baron Davis, duas talentosas incógnitas. No papel, os comandados não combinam com seu comandante, vamos ver se D'antoni monta um time.

5 - Orlando Magic
Coloco o Orlando nesta posição devido aos embrolhos envolvendo Dwight Howard. O time tem talento e o melhor pivô da Liga, o mais dominante dentre todas as posições da NBA e isso é bastante coisa. O elenco de apoio é bom (Jameer Nelson, Richardson, Turkoglu, Big Baby Davis), mas a indecisão no futuro de D12 pode atrapalhar no desempenho do time, que depende diretamente desse domínio do jogador.

*O Atlanta Hawks não investiu nos últimos dois anos e parou de crescer como time, possui bons valores, mas vejo um desmanche em breve, semelhante ao que aconteceu com o time do NO Hornets; O NJ Nets está tentando crescer após a contratação de Deron Williams e as investidas feitas em Dwight Howard, mas enquanto o D12 não vem o time está na mesma; Anderson Varejão vai ter que ter paciência com o Cleveland Cavaliers, que vai melhorar com os calouros, mas no futuro; O Toronto Raptors não tem nenhum allstar em seu elenco, Leandrinho vai sofrer.

Que comece o jogo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário