quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Rondo, Assitências e Recordes

Para o primeiro post real deste blog, vamos falar do fundamento que eu mais gosto no basquete, assistência. Um passe bem dado – tal qual fazia Magic Johnson e tal qual ainda faz Jason Kidd - me chama mais a atenção do que qualquer enterrada. E nesse começo de temporada não tem como falar de assistências sem falar de Rajon Rondo.

Momento Info...

O armador do Boston Celtics tem 82 assistências nas cinco primeiras partidas da temporada, o que dá uma média de 16,4 por jogo. Para se ter uma idéia, a maior média em um campeonato, é do lendário John Stockton na temporada 1989/90, com 14,5 passes por jogo.

No jogo de sexta-feira contra o New York Knicks foram 24 assistências, 10 pontos e 10 rebotes para Rondo, um triple-double* que igualou o recorde de Isaiah Thomas contra o Washington Bullets, em 1985. A diferença é que o jogo de 1985 foi para duas prorrogações, ou seja, 10 minutos a mais de jogo pra Thomas. Nesse jogo contra os Knicks, Rondo fez seu quinto triple-double nos cinco anos de carreira.

Eu acho...

que Rondo não vai conseguir bater o recorde de Stockton, mas é evidente a evolução desse jogador desde a temporada 2009/10. Num time com grandes astros como Paul Pierce, Kevin Garnett, Ray Allen e Shaquile O’neal, Rondo se destaca como o principal jogador do Boston Celtics e um dos melhores armadores da liga.

Há quem diga que o número de assistências só é alto pela qualidade de seus companheiros – já que o passe só é computado se a cesta for marcada –, mas Rajon Rondo sabe como poucos o momento certo de soltar a bola para o companheiro melhor colocado. Além disso ele assume a responsabilidade nos jogos decisivos, mesmo sendo o mais novo entre os titulares. Basta saber se o “baixinho” de 1,85 conseguirá manter o nível e levar o Boston ao título, dessa vez como estrela.

--

*Triple-double (ou triplo-duplo) é quando o jogador atinge dois dígitos em três fundamentos. Além de Pontos, Rebotes e Assistências, contam também Roubadas de Bola e Tocos.

VEJA AS ASSISTÊNCIAS DE RONDO CONTRA O NEW YORK KNICKS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário